11 de agosto de 2011

Mandou a real

Mulher enfrenta protestos em Londres e pede luta por uma causa 'justa'

Prédio atingido por incêndios após protestos em Londres

A morte do homem que precedeu a onda de protestos na Inglaterra soa cada vez mais como um estopim para a explosão de um descontentamento geral no país. Com as pessoas nas ruas lutando contra um inimigo que nem elas sabem bem quem é, sobrou para comerciantes e famílias que tiveram suas residências e propriedades comerciais saqueadas ou incendiadas. Foi isso que uma senhora negra, do bairro de Hackney, em Londres, quis dizer aos jovens que saqueavam uma loja de calçados, antes das imagens de seu discurso se espalharem por todo o mundo através da internet.

Pauline Pearce, de 45 anos, saiu às ruas com sua bengala e tentou alertar aos jovens que enfrentavam a polícia para que lutassem por uma causa justa, e não simplesmente saqueassem as lojas próximas ao protesto. "Isso é sobre um pobre homem que foi morto em Tottenham, não é para brincar nas ruas e arrebentar a área. Caiam na real, gente negra. Caiam na real", implora ela. "Façam isso por uma causa. Se estão lutando por uma causa, então lutem por essa maldita causa [a igualdade racial]", grita.

O vídeo do discurso de Pearce foi filmado por um repórter do jornal britânico 'The Daily Telegraph'. Pouco tempo após ter postado as imagens em sua conta no Twitvid, serviço de vídeos do Twitter, o discurso da senhora já havia sido visto por mais de 1,5 milhão de pessoas. As imagens ainda apareceram em outras redes sociais como o YouTube, que também acumularam dezenas de milhares de visualizações.

A onda de violência que atinge a Inglaterra teve início no último sábado (6), em resposta ao assassinato de um pai de quatro filhos que, segundo inquérito, morreu sem reagir aos tiros da polícia metropolitana Scotland Yard. Deste então, centenas de pessoas foram às ruas e, diante da repressão policial, diversas cidades inglesas tiveram casas e propriedades comerciais tomadas por saques e por incêndios.

2leep.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário