O Brasil ganhou a primeira medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres neste sábado (28). A judoca piauiense Sarah Menezes derrotou a campeã olímpica em Pequim 2008, Alina Dimitru, da Romênia, por um wazari e um yuko na final da categoria até 48 kg e ficou com o topo do pódio.
Pela primeira vez na história do judô brasileiro uma mulher sobe no topo do pódio nas Olimpíadas. Além deste recorde, trata-se do primeiro ouro da modalidade desde os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, quando Rogério Sampaio conquistou o topo do pódio.
Os números não param por aí. Com a vitória, a brasileira fez 4 a 2 no confronto direto com a romena, atual 5ª colocada no ranking mundial da FIJ (Federação Internacional de Judô).
Considerando as conquistas brasileiras em todas as Olimpíadas, o judô passa a ser a modalidade que mais rendeu medalhas ao País, com 17 pódios. Na segunda colocação, estão a vela e o vôlei (incluindo o vôlei de praia), ambas com 16 medalhas.
Do Piauí ao ouro olímpico
A trajetória de Sarah nas Olimpíadas começou com um triunfo sobre a chinesa Ngoc Tu Van com dois yukos. Depois, nas oitavas de final, Sarah superou a francesa Laeticia Payet com um yuko.
Nas quartas de final, a brasileira ganhou de outra chinesa — Shugen Wu — também com um yuko. Na semifinal, quarto confronto do dia, Sarah superou a belga Charline van Snick com um yuko.
Contra a romena na final, Sarah precisou suar para ganhar. Até o último minuto, ninguém havia pontuado — Sarah estava em leve vantagem porque a romena havia sofrido uma punição.
Na segunda metade da luta, Sarah encaixou um golpe e conquistou um yuko, o que deu tranquilidade à brasileira. Nos últimos segundos, ainda houve tempo para outro golpe, que rendeu um wazari para a judoca do Piauí.
Além do ouro em Londres, Sarah já tinha participado dos Jogos Olímpicos de Pequim, mas acabou sem resultados expressivos. A judoca tem ainda no currículo um 3º lugar no Mundial Sênior de Paris (2011) e Tóquio (2010), bicampeonato Mundial sub-20 (2008 e 2009) e 3ª colocação nos Jogos Pan-Americano de Guadalajara (2011).
Do R7
Siga @Impressoess
Tweetar
Nenhum comentário:
Postar um comentário