19 de março de 2011

MTV e Multishow

FAMOSIDADES

A primeira grande reformulação ocorreu nos anos 2000, no momento em que se iniciava a crise do mercado fonográfico. Dirigida por Góes, a MTV passou a apostar em atrações focadas em comportamento, deixando de lado sua longa tradição como emissora quase que exclusivamente de música. Até o “Disk MTV”, um dos programas mais populares do canal, foi extinto. Resultado: os fãs reclamaram.

AgNews


Foi justamente neste começo de década que o Multishow decidiu focar sua programação no público de 18 a 34 anos. Lançado em 1991 como um canal de variedades, a emissora mudou de foco após identificar um espaço ocioso no mercado. Segundo o diretor de programação, Guilherme Zattar, a crise de identidade pela qual passou a MTV não teve nada a ver com o crescimento do Multishow.

Em 2008, o Multishow atacou a concorrente levando os dois maiores nomes da MTV: Didi Wagner e Edgar Picolli. Ainda assim, Zattar afirmou que não existe rivalidade e não gosta de comparar os dois canais. Segundo o diretor de programação do Multishow, os apresentadores não foram contratados por conta do sucesso na antiga casa. “A intenção foi trazer a identificação do público jovem com a programação do canal. Eles ganharam programas totalmente diferentes do que faziam anteriormente”, afirmou. Vale lembrar que, atualmente, Picolli é contratado da Band.

Assim, o Multishow – antes tido como uma modelo “global” da MTV - foi marcando território, construindo uma própria personalidade ao adaptar formatos de sucessos na grade da concorrente. A extinção do “Disk”, por exemplo, foi importante para o crescimento do “TVZ”. A parada de clipes do canal a cabo se tornou um dos carros chefes da programação e conquistou o público ao exibir legendas em português das músicas internacionais.

O Multishow, apesar de ser um pouco mais adulto, ainda não achou seu verdadeiro espaço.Embora a MTV tenha decaído visivelmente em qualidade e em poder como formadora de opinião ainda é um canal com mais personalidade que o Multishow, que atira para todos os lados. O Multishow não sabe se imita a MTV, se passa 'Big Brother', se faz mesa redonda de amenidades. Isso sem falar na pornografia.

Divulgação

O humor, aliás, tem lugar cativo na nova programação do canal. Para este ano, a emissora está preparando sete novas temporadas de produções já conhecidas e nove projetos inéditos. Uma das atrações é o “Sensacionalistas”, que estreia ainda neste semestre e é um jornal isento de verdade que utiliza linguagem tradicional dos telejornais para noticiar histórias bizarras. A ideia lhe pareceu familiar? “Furo MTV”? Não. Segundo Zattar, o programa surgiu do site homônimo que faz sucesso na internet. Mas é inegável que o projeto bebe na fonte do jornal comandado por Dani Calabresa e Bento Ribeiro.

Humor e internet são dois pilares que tiraram a MTV do limbo. Com um elenco de comediantes de peso, o canal voltou a fazer sucesso entre os adolescentes, viu seus programas virarem hits na web e seus apresentadores se tornarem celebridades nacionais. Nomes como Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Tatá Werneck, entre outros, se destacaram nos programas “Comédia MTV, “Furo MTV” e “Quinta Categoria”. Quem não assistiu ao vídeo da “Gaiola das Cabeçudas”? A trupe foi assediada por diversos diretores da TV aberta, mas decidiu permanecer onde estava. Mesmo assim, a assessoria do canal informou que nova reestruturação da emissora visa focar mais em música e menos no humor.

Reprodução


Enquanto o Multishow segue acertando ao levar a vida sem roteiro, a MTV busca se reencontrar perante ao seu público. Disposta a investir mais em música e menos em humor, a nova fase do canal será formada por um time de VJs iniciantes escolhidos após uma bateria de testes.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIgyzjQpnqTQvQd01uP0AIoillbS2jaw0kNwOikwb_aKB_sw6FxalrXt0uzigFGJuYW3UmD3LMDNf6-aHROJh7iJU9GQQv_A9eypun_Vk_IsOV-YMHg5mkb_U8oPCRtlaPRVrjyDmUPGmd/s400/ellen+jabour+olha+voc%C3%AA.jpg
A apresentadora Ellen Jabour é a aposta nesta temporada.


Em outros verões, a MTV era vista como uma emissora moderna e inovadora. Tanto que revelou diversos talentos do mercado do entretenimento nacional como: Adriane Galisteu, Astrid Fontenelle, Daniela Cicarelli, Fernanda Lima, Márcio Garcia, Maria Fernanda Cândido, Maria Paula, Zeca Camargo, Marcos Mion, Sarah Oliveira, entre outros.

Independente do caminho que escolher, o canal que serviu de inspiração para todos os canais voltados para o público adolescente terá que ter cuidado para não ficar com cara de cópia da cópia. Seja do Multishow, caso opte por ser uma emissora jovem. Seja para o VH1, que hoje é o único canal realmente musical. Afinal, tanto trabalho para ser conhecido apenas como o canal dos ovos de ouro não é bem o que se espera da versão brasileira da Music Television.

Mas ainda assim , a MTV é melhor que o Multishow.


MSN.COM

2leep.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário